A informação veiculada em quadros e gráficos estatísticos é imensa e multivariada. Geralmente, fazem-se análises particulares segundo o ângulo que ao observador interessa mais, que noutros momentos, pode ser muito diferente. Assim, creio que o disponibilizarem-se quadros e gráficos estatísticos aos estudiosos é muito importante e que, num blogue, permite que se faça debate das interpretações e análises que cada observador faz dos dados apresentados.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências Dez’09 (II)

via Dissonância Cognitiva by Bruno Ribeiro on 12/10/09

Ontem apresentei o ranking das redes sociais em Portugal via Alexa. Hoje é a vez das tendências de tráfego dessas mesmas redes sociais usandos os dados do Google Trends for Websites. É preciso que se perceba que estes dados são estimativas do Google para o número de visitas únicas diárias a um dado site, como tal estão sujeitas a erro. É também importante afirmar que o número de visitas a um site não é igual a número de utilizadores registados. Posto isto, fica a análise a cada uma das redes socias no Top 100 de sites em Portugal de acordo com a Alexa – excepcção feita ao Orkut para o qual o Google guarda os dados só para si.

Hi5

A tendência no que toca ao Hi5 não podia ser mais óbvia: queda constante! De número 2 no ranking Alexa de sites em Portugal, passou para número 5 e, atendendo a estes dados do Google, a queda irá continuar.

Facebook

Comportamento oposto tem denotado o Facebook que, mais do que crescer tem vindo a fazê-lo de forma constante o que demonstra que não se trata tanto de uma moda mas sim de uma plataforma em plena implementação

Para se perceber melhor a relação entre as tendências de tráfego desta duas redes sociais, nada como compará-las num mesmo gráfico, o que torna ainda mais evidente o aproximar do Facebook ao Hi5 em termos de acessos (o que é diferente de utilizadores registados).

Twitter

Analisar o tráfego ao site twitter.com é mais problemático do que para as restantes redes sociais, já que muitos utilizadores acedem à plataforma através de aplicações externas. Em todo o caso nota-se uma diminuição no número de acessos face ao verificado no primeiro semestre de 2009, algo que já havia sido abordado por Paulo Querido no diário2.

MySpace

Como referi ontem, o MySpace foi a única rede social cuja tendência de tráfego não aparentava estar de acordo com aquilo que os dados de Agosto davam a entender. Mas como avancei, isso poderia dever-se a flutuações em outros sites e não propriamente no MySpace. Os dados do Google parecem corroborar esta versão já que a queda de tráfego para esta rede social tem continuado.

Badoo e Tagged

O perfil de tráfego para estas duas redes sociais é similar – com a diferença de o volume ser superior no caso do Badoo – e a queda de ambos no ranking de sites Alexa para Portugal é perfeitamente compreensível visualizando estes dois gráficos.

LinkedIn

Tal como em Agosto referi o maior interesse pelo uso de redes sociais a nível profissional iria resultar certamente num crescimento do LinkedIn. A entrada no ranking Alexa face a Agosto – de referir que a sazonalidade também terá contribuído para essa mesma ausência – demonstra um maior interesse pela rede social vocacionada para aspectos profissionais, o que é confirmado pelos dados fornecidos pelo Google.

Estes dados do Google vêm corroborar aquilo que afirmei em Agosto: o Facebook está a crescer ao ponto de se tornar – talvez mais rapidamente do que esperado – na rede social predominante em Portugal. No que toca ao Twitter, volto a reafirmar que este dados tornam, pelas características de utilização específica do serviço, difícil a tarefa de prognosticar uma tendência futura. Aliado a isso existe o crescimento de serviços de acesso mobile integrados que poderão vir a ser no futuro os meios de acesso privilegiados a este tipo de plataformas. Para tentar compensar esta falta de informação, resolvi acrescentar mais dados a esta análise, usando o Google Trends for Search, cujos resultados irei apresentar num outro post amanhã.

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