A informação veiculada em quadros e gráficos estatísticos é imensa e multivariada. Geralmente, fazem-se análises particulares segundo o ângulo que ao observador interessa mais, que noutros momentos, pode ser muito diferente. Assim, creio que o disponibilizarem-se quadros e gráficos estatísticos aos estudiosos é muito importante e que, num blogue, permite que se faça debate das interpretações e análises que cada observador faz dos dados apresentados.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências Dez’09 (I)

via Dissonância Cognitiva by Bruno Ribeiro on 12/9/09

Em Agosto deste ano escrevi um duplo post de análise de audiências às redes sociais em Portugal, usando para isso dados dos sites Alexa e do Google Trends for Websites. Passados 4 meses, resolvi efectuar nova análise e verificar se existiram alterações e se a minha análise, tentando prever um pouco de futuro, estava correcta. Na altura, em jeito de conclusão escrevi o seguinte:

O que estes dados demonstram (…) é que o Facebook e Twitter estão em plena fase de expansão em Portugal, muito provavelmente às custas de Myspace e hi5.

Na altura referi ainda ser previsível que o Facebook viesse a "ameaçar" o domínio do hi5 e que acreditava que o LinkedIn – que não surgia no top 100 do Alexa – viesse a crescer nos meses seguintes. A seguinte tabela comparativa entre as posições de 8 redes sociais em Portugal entre Agosto e Dezembro vem de certa forma confirmar aquilo que escrevi:

Comparando com aquilo que já se poderia ver em Agosto em termos de tendências, não é de surpreender que hi5 tenha perdido posições e que Facebook e Twitter pelo contrário tenham subido no ranking. Do mesmo modo, hi5 e Facebook estão agora muito mais próximos. Tal como esperava, o LinkedIn surje agora na lista na posição 84 o que apenas vem confirmar o maior interesse profissional sobre as redes sociais. O único facto surpreendente, tendo em conta a análise feita em Agosto, é a melhoria da posição do MySpace.

Mas, tal como indiquei em Agosto, esta análise é apenas uma "fotografia" num determinado momento e não nos permite inferir tendências. Para tal é necessário analisar os padrões de acesso a cada uma das redes sociais, pois só assim poderemos afirmar que um determinado site está a crescer ou não. É possível que as alterações nos rankings se devam em parte ao crescimento, ou à diminuição, de tráfego de outros sites e não a qualquer alteração no padrão de utilização de redes sociais por parte dos portugueses. Como tal, para amanhã fica a análise da tendência de tráfego destas redes sociais – excepção para o Orkut porque o Google Trends for Websites não fornece dados para propriedades Google.

Sem comentários: