A informação veiculada em quadros e gráficos estatísticos é imensa e multivariada. Geralmente, fazem-se análises particulares segundo o ângulo que ao observador interessa mais, que noutros momentos, pode ser muito diferente. Assim, creio que o disponibilizarem-se quadros e gráficos estatísticos aos estudiosos é muito importante e que, num blogue, permite que se faça debate das interpretações e análises que cada observador faz dos dados apresentados.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Twitter: mais números!

via Twitter Blog de Ricardo Sousa em 15/06/09

A guerra dos números tem-se multiplicado na tweetosfera com estudos que apontam, regularmente, dados sobre a utilização do Twitter.

Não há muito tempo sairam conjuntos de dados da Compete e da Quantcast que apontavam o abrandamento do crescimento do twitter em Maio. Mais recentemente a Hubspot lançou um relatório sobre o estado da tweetosfera, em que mais elementos sobre o uso do Twitter são revelados.

Multiplicam-se os números sobre a nova rede social

Multiplicam-se os números sobre a rede social...

Muito se tem falado do resultado do "Harvard Business Report", que aponta 10% dos utilizadores do twitter como responsáveis por 90% de todos os tweets. Agora, a Hubspot lança um estudo com base em 4.5 milhões de contas Twitter que revela números algo surpreendentes. Segundo este estudo:

  • 79.79% dos utilizadores não inseriram o endereço dos seus blogs ou sites na página
  • 75.86% dos utilizadores não inseriram informação biográfica no seu perfil;
  • 68.68% dos utilizadores não informaram a sua localização;
  • 55.50% dos utilizadores não seguem qualquer utilizador;
  • 54.88% dos utilizadores nunca escreveram ("twittaram");
  • 52.71% dos utilizadores não tem qualquer seguidor;

Os números soam realmente como desanimadores para o Twitter, principalmente o facto de mais de 50% dos utilizadores nunca terem feito qualquer tweet. No entanto, é necessário ter em consideração que existe a possibilidade de utilizadores do Twitter serem activos sem que tenham feito qualquer tweet, basta para isso que sigam outros utilizadores.

Numa tentativa de encontrar o número exacto de utilizadores inactivos, o estudo classificou como utilizadores aqueles que têm menos de 10 tweets, 10 seguidores e seguem menos de 10 pessoas. Todas as três permissas têm de se cumprir para definir um inactivo. E assim o estudo concluiu que há 9,06% utilizadores inactivos nesta rede social. Os números são, naturalmente, adulterados pela quantidade crescente de contas spam que têm sido criadas, mas mostra claramente que a realidade é diferente. Sem referir, claro, que sendo o Twitter uma plataforma deveras versátil, permite tipos de utilização que critérios-padrão podem classificar como exemplos de inactividade quando, na realidade, não o são.

Num gráfico, com base nos dados recolhidos pelo estudo, podemos ainda ver o crescimento do Twitter (ainda sem ser afectado pelos dados do recente mês de Maio). O gráfico é similar a outros, pecando apenas por mostrar dados de Janeiro passado, há muito desactualizados com os acontecimentos que têm permitido ao Twitter passar a mainstream (aparição no The Oprah Show e, mais recentemente, artigo na Time).

Crescimento do Twitter até Janeiro de 09

Crescimento do Twitter até Janeiro de 09

Ainda no mesmo estudo, num conjunto de dados numéricos mais animador para esta rede social são apresentados outros dados relativos aos utilizadores do Twitter:

  • 24.14% têm biografia no seu perfil;
  • 31.32% têm localização no seu perfil;
  • 20.21% têm um endereço web no seu perfil;
  • 45.12% fizeram pelo menos 1 tweet;
  • 47.29% têm pelo menos 1 seguidor;
  • 44.50% seguem, pelo menos, 1 pessoa;

São resultados mais animadores — principalmente o facto de mais de 45% dos utilizadores ter feito mais de um tweet, número que contrasta com os quase 55% que nunca twittaram. Sobre os utilizadores padrão do Twitter os autores do estudo concluem que este "tweeta" 0.97 vezes por dia, tem um total médio de 119.34 tweets e um rácio de "segue-é seguido" de 0.7738.

O estudo não se limita a fazer uma análise dos utilizadores e do seu comportamento no site, apresentando também dados sobre o conteúdo da sua participação. Podemos assim ficar a saber que:

  • 1.44% dos tweets são retweets (RTs);
  • 37.95% dos tweets contém o símbolo "@" (são menções);
  • 33.44% dos tweets começa com o símbolo "@" (são respostas);

Estes últimos dados mostram que o Twitter é também um espaço de interactividade entre os utilizadores por primazia (quantidade de respostas e menções), ficando, no entanto, o número de RTs um pouco abaixo do expectável.

Finalmente, o estudo apresenta dois gráficos interessantes. O primeiro diz respeito à distribuição dos tweets pelos dias da semana, o segundo ao número de caracteres por tweet.

O gráfico mostra a distribuição dos tweets pelos dias da semana.

O gráfico mostra a distribuição dos tweets pelos dias da semana.

Ficamos, assim, a saber que os dias de maior actividade no Twitter são a quinta e a sexta-feira, enquanto que o dia de menor actividade é a segunda-feira.

O gráfico mostra a quantidade de tweets pelo número de caracteres

O gráfico mostra a quantidade de tweets pelo número de caracteres

Apesar do Twitter ter como bandeira principal a comunicação "curta", a verdade é que os utilizadores parecem utilizar o número máximo de caracteres com bastante frequência.

São dados trabalhados e reveladores que serão meritórios de serem seguidos para ver qual será o comportamento desta rede social nos próximos tempos, agora que agarrou a atenção dos media tradicionais e tem vindo, cada vez mais, a tornar-se mainstream.

O que acha destes números? São significativos? Qual será o futuro do Twitter?

Outros dados do estudo podem ser encontrados aqui.

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