A informação veiculada em quadros e gráficos estatísticos é imensa e multivariada. Geralmente, fazem-se análises particulares segundo o ângulo que ao observador interessa mais, que noutros momentos, pode ser muito diferente. Assim, creio que o disponibilizarem-se quadros e gráficos estatísticos aos estudiosos é muito importante e que, num blogue, permite que se faça debate das interpretações e análises que cada observador faz dos dados apresentados.

domingo, 14 de junho de 2009

O valor do mercado mundial de aviões de passageiros

via Erros de números de Mário José Monteiro de Macedo em 14/06/09
No jornal "i" do último sábado aparece uma notícia que diz que, segundo a Boeing, haverá uma retracção do mercado mundial de aviões civis para 29 000 novas encomendas num valor de 3,200 mil milhões de dólares, para as próximas décadas. Há aqui um erro: devem ser 3 200 mil milhões de dólares, sem vírgula portanto, ou seja, um número mil vezes maior.
Se fosse o número indicado, cada avião custaria em média:

3,2 x 10^9 / 29 000 = 110 345 dólares por avião

Ou então, como o euro vale neste momento 1,4 dólares, teríamos:

110 345 / 1,4 = 78 818 euros

Ou seja, por volta de 16 000 contos antigos, o que é o valor dum carro relativamente caro, mas não dum avião de passageiros.

Fui ao sítio da Boeing e encontrei o referido documento de prospectiva - The transformation of air transport. Lá aparece o número de 3,2 T$, com T de tera (um tera vale 10^12, ou o um seguido de doze zeros), ou seja, 3 200 000 000 000 de dólares, um número com 13 algarismos, e não com 10 algarismos como indicava a notícia daquele jornal.
Esse número pode ser lido como 3,2 biliões de dólares, com os biliões de acordo com a norma portuguesa ainda em vigor, ou 3,2 trillion dollars, de acordo com o uso em países de língua inglesa (ver este meu artigo).

Já agora, aquele total de vendas era para um prazo de 20 anos.

Ficamos assim a saber que o valor médio dos aviões de passageiros é então de 16 milhões de contos, ou por volta de 80 milhões de euros. Assim está melhor.

Qual terá sido a origem daquele erro? A vírgula em Portugal é usada com separador decimal, mas nos países de língua inglesa serve de símbolo de separação de conjuntos de três algarismos. Aquele texto parece ter seguido este segundo uso.
Em Portugal, devem ser usados a vírgula como separador decimal e o espaço em branco como símbolo de separação de conjuntos de três algarismos, como se refere aqui no sítio do Instituto Português da Qualidade.

Outra conta: se negligenciarmos o crescimento anual de vendas de aviões, qual é o valor anual do mercado de aviões de passageiros? Fazendo a seguinte conta:

3,2 x 10^12 / 20 = 160 x 10^9

o mercado de aviões de passageiros valerá por volta de 160 mil milhões de dólares por ano. Dividindo por 1,4 dólares por euro, temos:

160 x 10^9 / 1,4 = 114 x 10^9 euros

114 mil milhões de euros em aviões por ano, ou 23 mil milhões de contos antigos. Um valor semelhante aos 118,4 mil milhões de euros de dívida pública directa do Estado português, os quais representam 71,3% do PIB português (fonte: DN de 30.03.2009).

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