A informação veiculada em quadros e gráficos estatísticos é imensa e multivariada. Geralmente, fazem-se análises particulares segundo o ângulo que ao observador interessa mais, que noutros momentos, pode ser muito diferente. Assim, creio que o disponibilizarem-se quadros e gráficos estatísticos aos estudiosos é muito importante e que, num blogue, permite que se faça debate das interpretações e análises que cada observador faz dos dados apresentados.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Twitter - Que países mais se interessam pelo fenómeno?

Twitter - Que países mais se interessam pelo fenómeno?

Twitter - Que países mais se interessam pelo fenómeno?

Que 2009 tem sido efectivamente o ano de afirmação (massificação) do Twitter e que este é definitivamente mainstream já ninguém (ou quase) terá dúvidas.

Bom, mau, desvirtuado, "finalmente aproveitado", "email dos pobres", flavour of the week, etc., chame-lhe o que quiser mas a verdade é que caracterizar o maior representante do microblogging como irrelevante só estará mesmo à altura da falta de discernimento de alguns.

Mas como está o Twitter a conquistar o mundo? Melhor… em que grau outros países que não os E.U.A., pioneiros impulsionadores do Twitter, adoptaram o fenómeno e a ele reservam um nível de atenção digno de nota? O Twitter está de facto a entrar na vida das pessoas? A resposta parece óbvia mas nada com alguns dados menos abstractos que a simples opinião para suportar qualquer afirmação.

Foi isso que a equipa responsável pelo blog oficial do Pingdom (Royal Pingdom) resolveu procurar.

Fazendo uso do Google Insights, recolheram dados que apesar de nunca poderem ser tidos como conclusivos creio serem valiosos indicadores do quanto e do onde o Twitter é grande. Assim, a lista dos 10 países que presentemente mais aderiram ao fenómeno Twitter tem a seguinte composição:

Pingdom e o buzz do Twitter que se espalha pelo mundo.

Chamo a atenção para o facto de os dados não representarem valores numéricos absolutos, i.e., os dados recolhidos a partir do Google Insights consideram e levam em linha de conta a dimensão do país apresentando por isso valores numéricos relativos.

Ficam contudo duas notas importantes: primeiro, a dominância dos países anglófonos, sempre esperada, é neste caso esmagadora e ocupa os 5 primeiros lugares da tabela. Segundo e de alguma forma curiosos, a linha da anglofonia é quebrada por Portugal, num esclarecedor 6º lugar. Portugal pia, de facto, muito!

Parece-me ainda interessante destacar a inexistência do espanhol na tabela. Se no caso de países nórdicos e germânicos tal ausência se pode explicar pela utilização do inglês na maior das comunicações online, já na Espanha (ou qualquer país hispanófono) isso não é mesmo justificação.

Boas twittadas!

Fonte: "The countries buzzing the most about Twitter in 2009"

Posts relacionados:

  1. Skype adiciona mais 4 países ao SkypeIn… Portugal ficará para próxima O Skype adicionou mais quatro...
  2. YouTube firma presença em mais 9 países! O YouTube está presente de...
  3. Tweetag (não Twitag) - A mais recente e eficaz forma de pesquisar o Twitter. O Tweetag é -...

Sem comentários: