A informação veiculada em quadros e gráficos estatísticos é imensa e multivariada. Geralmente, fazem-se análises particulares segundo o ângulo que ao observador interessa mais, que noutros momentos, pode ser muito diferente. Assim, creio que o disponibilizarem-se quadros e gráficos estatísticos aos estudiosos é muito importante e que, num blogue, permite que se faça debate das interpretações e análises que cada observador faz dos dados apresentados.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

No Bom Caminho

via Random Precision de Luis Grave Rodrigues em 23/10/08

O gráfico aqui ao lado mostra a evolução da implantação das religiões (e das pessoas que não têm qualquer religião) na população dos Estados Unidos da América desde 1972 até 2006.

O que este gráfico demonstra é que mesmo num país em que é particularmente feroz a influência dos lobbies religiosos tanto nos assuntos de Estado como na vida quotidiana de toda a gente, é perfeitamente notório o crescente número de americanos que se afirmam ateus ou agnósticos, como é inegável a progressiva diminuição do número de pessoas que preferem refugiar-se no sossegado conforto da irracionalidade da fé a queimar os seus neurónios a pensar racionalmente.

Ao falar nisto era obviamente inevitável não deixar aqui o célebre lugar-comum: sim, «as sondagens valem o que valem!».
Mas «valendo o que valem» todas as sondagens, seria bom que as pessoas meditassem nalguns números.

É que nos países que temos por mais civilizacionalmente evoluídos e com um nível de vida sem qualquer possibilidade de comparação mesmo com os restantes países ocidentais, como sejam a Suécia, a Noruega ou a Dinamarca, a percentagem de pessoas que se afirmam ateias ascende a cerca de 80%.

Na Europa continental, não é decerto por acaso que os países com níveis de desenvolvimento normalmente mais baixos – Portugal e a Espanha – sejam precisamente aqueles com mais influência histórica da Igreja Católica.

Mesmo nos Estados Unidos da América, um fértil viveiro para fanáticos evangelistas, onde ainda perto de 80% das pessoas se afirmam teístas e onde metade destas acreditam piamente que Deus criou o mundo em 6 dias e para aí há coisa de 6 mil anos (e que pensam que os fósseis só existem porque Deus os espalhou pela Terra «para testar a nossa fé»), o que é facto é que a percentagem de ateus nos membros da Academia das Ciências Americana ascende a cerca de… 95%!

São boas as notícias que demonstram que, mesmo que ainda pouco a pouco, vamos no bom caminho.
E que provam claramente que neste mundo, onde as religiões são sempre sinónimo de ódio, de intolerância, de homofobia e de discriminação, é cada vez maior o número de pessoas que se libertam das grilhetas do primitivismo teológico que herdaram do nosso antepassado Neandertal.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estado já cortou 175 mil pensões de invalidez

«O número de beneficiários de pensões por invalidez tem vindo a diminuir a grande ritmo, tendo-se reduzido 23,5% nos últimos dez anos. O Estado gasta mais de 100 milhões de euros por mês com estas prestações sociais.»

Fonte: Jornal de Notícias de 18Nov2008

domingo, 9 de novembro de 2008

Nota: Para aumentar a imagem, clique sobre ela.

Fonte: Market Share - 09Nov2008

Market share for browsers, operating systems and search engines

Market share for browsers, operating systems and search engines
Fonte: Conta do fabiosantos99 do Twitter - post de 09Nov2008

sábado, 8 de novembro de 2008

Eleições: a diferença de olhar entre bloggers e jornalistas

via Certamente! by Paulo Querido on 11/6/08

Não sendo surpresa que jornais e blogs tratam os assuntos de forma diferente, as eleições americanas foram uma excelente oportunidade para quantificar essa diferença.
Para verificar a diferença de olhar, peguei no conjunto de artigos publicados num e noutro lado ao longo da última semana da campanha americana e contei as ocorrências dos nomes dos candidatos à presidência, bem como dos seus vices — Barack Obama e Joe Biden, John McCain e Sarah Palin; depois, optei por gráficos que dão facilmente a perspectiva das diferenças. Analisei um total de 1.311 artigos, dos quais 596 publicados pelos mainstream media (MSM) e 715 pela blogosfera.
O principal problema foi… descartar as fontes repetidas, nomeadamente os parasitas que copiam o noticiário da imprensa e surgem no Google muitas vezes melhor posicionados que os originais. Evitei também os agregadores, que também não contêm originais.
(Nota: apesar da inspiração gráfica, estas "bolhas" não são diagramas de Venn.)

A primeira conclusão que resulta destes quatro gráficos é a maior atenção dedicada pela blogosfera ao candidato democrata, referenciado praticamente o dobro das vezes. Como se nota no primeiro quadro, os MSM distribuem a sua atenção em doses mais equilibradas que os blogs (segundo quadro).
A segunda conclusão imediata tem a ver com a desproporção de atenção, quando passamos para os vices (abaixo). Quem provoca este desequilíbrio na ordem natural da comunicação?

Sarah Palin. O fenómeno mediático em que a campanha republicana apostou para tentar ganhar uma guerra que parecia perdida. E na verdade Palin levou holofotes à campanha e alento às hostes. Mas o cômputo final do lance far-se-á em função dos resultados. O que esta análise mostra é que Palin impressionou muito mais os jornalistas do que os bloggers.

Paulo Querido, jornalista

Akismet 2.2.1 e estatísticas online

via MUIOMUIO.NET by Mario Andrade on 10/22/08

Finalmente o desenvolvimento do Akismet começa a ser algo interessante de acompanhar. O rei e senhor dos plugins anti-spam finalmente começa a incorporar estatísticas com um toque Web 2.0 no seu site.

akismet 2.2.1 stats chart

Consultar estatísticas Akismet online

  1. Vais precisar de saber a tua API Key
    Se não tens uma API Key vai a WordPress.com e regista-te, a tua API Key será enviada para o teu email.
    Se já estás registado no WordPress.com a tua API Key aparece na página com informação do teu perfil. (faz login no wordpress.com e vai a «My Account»)
  2. Edita a seguinte URL com a tua API Key e endereço do teu blog

    http://wordpress_api_key.web.akismet.com/1.0/user-stats.php?blog=URL_Blog

Apenas uma nota para quem não estiver interessado em ler o rodapé na página, HAM são comentários que não são SPAM.

links: Página Oficial / Akismet WordPress plugin

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

As melhores companhias

via Rotas & Destinos on 10/17/08
Mais de 15 milhões de passageiros de 97 nacionalidades participaram num estudo realizado pela Skytrax, empresa de prospecção de mercado do sector...